segunda-feira, 2 de novembro de 2015

FILME DEMONSTRANDO O PROBLEMA #SOS #CANTAREIRA

Em 12 de dezembro 2013, o #DECEA implantou novas rotas ininterruptas,de chegada e de saída de aeronaves de grande porte do Aeroporto de #Guarulhos (Projeto PBN) #GRU, com o objetivo de encurtar as trajetórias em seu cone de aproximação, obtendo assim uma considerável economia de combustível.

Com isso, foi criado um intenso caminho aéreo dos aviões, por sobre a área de preservação #ambiental Serra da Cantareira,que opera em regime ininterrupto, durante os 7 dias por semana, nas 24 horas por dia (inclusive no período das 22h às 7h, sem respeito ao silêncio),em proximidade, intervalos e quantidade impactantes,consequentemente gerando emissões de gases, ruído e algumas vezes de combustível tão agressivas que acabam pordesequilibraro ecossistema da Serra da Cantareira (floresta, nascentes, mananciais, animais, aves, pássaros, abelhas e outros importantes insetos) que é frágil, conduzindo-o assim para a total degradação. Tal atividade também prejudica a saúde física e mental dos habitantes, ficando esses últimos propensos ao surgimento de doenças cardiovasculares e gastro-intestinais, devido a essa exposição, tal como descrevem os reconhecidos estudos da área1.

Atualmente o #ecossistema remanescente da Serra da Cantareira, como é sabido, é um bem natural único. Foi #tombada em 1994 pela #Unesco,como Patrimônio da Humanidade. Com a suaimportância planetária, é parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCVCSP) e a única dentre as aproximadamente 500 Reservas da Biosfera na Terra com a característica de unir floresta e cidade.
A Serra da Cantareira ainda é também a maior floresta urbana do nosso planeta, área que deve ser protegida, devido aos seus mananciais, que são responsáveis pelo abastecimento de água para aproximadamente nove milhões de pessoas na capital paulista. Além disso, a Serra da Cantareiracontribui de modo decisivo na climatização das cidades vizinhas.
O #DECEA informou, através de troca de mensagens em seu sítio (protocolo 6A8F8F86 anexo),que não levou em consideração as variáveis ambientais na elaboração do novo sistema de rotas, o que na nossa interpretação, contraria normas da legislação em vigor, em particular as da LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981, que regulamenta a Política do Meio Ambiente.

Gostaríamos de destacar que, como cidadãos Paulistas e Brasileiros que somos, apoiamos medidas que visem a racionalização do tráfego aéreo com os benefícios decorrentes para toda a sociedade, mas não podemos concordar que sejam ao custo da deterioração de áreas de proteção ambiental, particularmente da Serra da Cantareira.

Pedimos a sua atenção eprovidências no sentido de reverter esta situação, cessando esse verdadeiro ataque de aviões, para que o que resta da Serra da Cantareira seja preservado, impedindo assim que a Aeronáutica venha a ser mais um algoz responsável pela degradação de uma das reservas naturais mais importantes do nosso planeta.

1 - The noise/stress concept, risk assessment and research needs – Wolfgang Babisch 2002
Movimento #SOS #Cantareira















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